Seus trabalhos tem uma leitura vigorosa das lendas e gravuras japonesas (Ukyio-e). Seu trabalho é sempre mais emocional e intuitivo que técnico. As tatuagens orientais, normalmente feitas em fechamentos corporais, utilizam-se desde seres mitológicos até flores e paisagens.

As tatuagens japonesas têm significados diversos e é muito importante sua identificação e sabedoria sobre o que pretende tatuar em seu corpo. Nesse espaço do site, iremos, no decorrer do tempo, colocar algumas curiosidades sobre alguns desenhos.

Hannya

vinicius-irezumi-tatuagem-oriental

O Hannya é um exemplo dos muitos tipos diferentes de máscaras usado pelos atores japoneses tradicionais de teatro Nô.

Sua fisionomia é na maioria, confundida com outras máscaras como o Namanari e Oni.

Máscaras

mascaras-pintura-vinicius-irezumi-tatuagem-oriental

As máscaras são usadas para carregar a identidade e estado de espírito ou humor dos vários caráteres que numeram quase oitenta contos diferentes. A máscara do Hannya especificamente representa uma mulher vingativa e ciumenta. Seu ódio, ciúme malicioso e inveja a consumiram, e assim ela se transformou em um demônio, mas com alguns traços importantes da face humana. É representado por uma face com chifres, grandes olhos, dentes pontiagudos, combinados com um olhar de puro ressentimento é ódio. Sua expressão de sofrimento em torno dos olhos e das vertentes do cabelo que sempre aparece representada de uma maneira desordenada, demonstra a sua paixão desvairada.

Diferentemente do conceito Ocidental para inferno e demônios, o julgamento no budismo japonês é que demônios são os confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme e ódio que podem transformar homens e mulheres nessas terríveis criaturas.

A palavra Hannya vem do sânscrito, onde seu significado nada tem a ver com o Demônio japonês. Trata-se de uma virtude atribuída a Buda.

Dragões (Ryu)

Dragões-Ryu-vinicius-irezumi-tatuagem-japonesa-oriental

O dragão oriental é um símbolo tradicional de alguns países como China ou Japão e possui o significado de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza.

Carpas (Koi)

Carpa-768x960-pintura-vinicius-irezumi-tatuagem-oriental

As carpas causam fascínio pela sua beleza e cores. De diversas variedades, as cores das carpas são tão fortes e intensas que as tornam visíveis mesmo em águas turvas.

Segundo a lenda, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão.

Por causa dessa crença, acredita-se que as carpas subindo significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades, perseverança, e a carpa descendo significa objetivos alcançados, cumpridos.

Serpente (Hebi)

Presente em diversas culturas pode ser interpretada de várias maneiras representando a eternidade, a completude, os ciclos de nascimento e morte e as transformações da vida ou ainda indicar evolução espiritual.

Já na China, a cobra é um dos animais do horóscopo e os nascidos sob esse signo são pessoas inteligentes, magnéticas, astutas e, calculistas quando precisam.

wabori-temple-cover-facebook